PROJETO DE EDUCAÇÃO PATRIMONIAL

 PROJETO DE EDUCAÇÃO PATRIMONIAL

TEMA: “CONHECER O PASSADO PARA PRESERVAR A NOSSA HISTÓRIA”.

 

Apresentação:

Para nós, educar é alimentar e ser alimentado. É se dá ao outro e também receber. Educar é troca. É transbordar, mas também se preencher. Ou seja: eu dou o que tenho e recebo o que você tem. A transformação é mutua. Eu serei outro. Você será outro. O que fizermos juntos será melhor e diferente.

Por isso entendemos a Educação Patrimonial como um trabalho permanente de envolvimento de todos os segmentos que compõem a comunidade, visando a preservação dos marcos e manifestações culturais, compartilhando responsabilidades e esclarecendo dúvidas, conceitos e, ao mesmo tempo, divulgando trabalhos técnicos pertinentes e seus resultados.

 

Este projeto propõe fazer com que   a educação patrimonial seja reconhecida como um processo participativo entre escola e comunidade em uma transmissão de conhecimentos, ressaltando seus conceitos e valores promovendo uma visão crítica e ao mesmo tempo conservadora sobre o patrimônio cultural. No âmbito escolar a Educação Patrimonial parte de um princípio que é levar os sujeitos, sejam eles crianças e/ou adultos a um processo ativo de conhecimento, preservação e valorização de sua herança cultural, promovendo a geração e a produção de novos conhecimentos para sua formação cultural. 

 Justificativa:

O presente projeto consiste em provocar no aluno situações de aprendizado sobre o processo cultural. Através da Educação Patrimonial, o ensino e aprendizagem pode ser dinamizado e expandido, muito além do ambiente escolar, inserindo a comunidade neste processo, permitirá os alunos e a comunidade conhecer lugares, histórias, objetos, monumentos e tradições que foram ou são importantes a sua história. O patrimônio histórico e o meio ambiente em que está inserido oferecem oportunidades de provocar nos alunos sentimentos de surpresa e curiosidade, levando-os conhecer sobre o que é um bem cultural e patrimonial. 

Nesse sentido podemos falar na “necessidade do passado”, para compreendermos melhor o “presente” e projetarmos o “futuro”. Portanto, a proposta da Educação Patrimonial na escola é envolver a comunidade escolar no reconhecimento e valorização dos bens culturais e das pessoas que formam o patrimônio cultural, e que estão bem ao nosso lado. No entanto, o trabalho de educação patrimonial torna- se imprescindível para a adequada proteção do patrimônio do nosso município.

OBJETIVOS:

· Promover o reconhecimento e valorização por parte dos educandos, educadores e comunidade, de seu Patrimônio Histórico e Cultural;

· Conscientizar educandos, educadores e comunidade para a necessidade de preservação do Patrimônio Histórico Cultural;

· Desenvolver ações que permitam o acesso dos educadores, educandos e comunidade aos conceitos importantes sobre Patrimônio Cultural e sua Preservação;

· Possibilitar que os educandos conheçam e reconheçam os referenciais simbólicos do patrimônio material e imaterial.

· Fortalecer o sentimento de pertencimento à cidade por meio do conhecimento da História da cidade.

·  Valorizar e divulgar os bens e manifestações culturais da cidade.



Ações a serem realizadas de acordo com a série dos alunos:

  • Conhecer a história do Município de Piraúba; da escola; História da Igreja Matriz;
  • Conhecer um patrimônio cultural imaterial local; Identificar os registros de memória na cidade (nomes de ruas, monumentos, edifícios etc.), discutindo os critérios que explicam a escolha desses nomes. Identificar os marcos históricos do lugar em que vive e compreender seus significados.
  • Identificar um patrimônio cultural local e conhecer sua história.
  • Conhecer as histórias da família e da escola e identificar o papel desempenhado por diferentes sujeitos em diferentes espaços.
  • Identificar mudanças e permanências nas formas de organização familiar.
  • Reconhecer o significado das comemorações e festas escolares, diferenciando-as das datas festivas comemoradas no âmbito familiar ou da comunidade.
  • Compilar histórias da família e/ou da comunidade registradas em diferentes fontes: relatos orais, objetos, imagens (pinturas, fotografias, vídeos), músicas, escrita, tecnologias digitais de informação e comunicação e inscrições nas paredes, ruas e espaços sociais.
  • Identificar os patrimônios históricos e culturais de sua cidade ou região e discutir as razões culturais, sociais e políticas para que assim sejam considerados.
  • Identificar as transformações ocorridas na cidade ao longo do tempo e discutir suas interferências nos modos de vida de seus habitantes, tomando como ponto de partida o presente.
  • Analisar o papel das culturas e das religiões na composição identitária do município.
  • Discutir sobre as tradições orais e a valorização da memória a noção de fonte para a transmissão de saberes, culturas e histórias.
  • Comparar o uso de diferentes linguagens e tecnologias no processo de comunicação e avaliar os significados sociais, políticos e culturais atribuídos a elas.
  • Inventariar os patrimônios materiais e imateriais da humanidade e analisar mudanças e permanências desses patrimônios ao longo do tempo.
  




Documentário Doce Fatia de Braga

 

 História do Município

 



Documentários:


 
Documentário Doce Fatia de Braga                           


Documentário Registro Bem Imaterial – “Comunidade dos Arturos”


Documentário “Se me der licença” - Iepha/MG e Inhotim


Documentário “Festa de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos de Chapada do Norte”



Documentário “O quê do queijo” sobre o modo de fazer o queijo artesanal do Serro


Sugestões de filmes:


Narradores de Javé:




Turma da Mônica:

Defesa do Patrimônio Cultural





Sugestões de Planos de Aula:


Anexos:






Curso Animado Patrimônio Cultural

Aula 1: O que é Patrimônio Cultural?



Aula 2: Patrimônio Imaterial



Aula 3: Patrimônio Cultural



Aula 4: Patrimônio Imaterial



Principais links de Pesquisa:

Link do projeto para imprimir: https://docs.google.com/document/d/17na55OjwQpID8zesAKFCCk5Sq9mLGoLl/edit?usp=sharing&ouid=105779955938369733634&rtpof=true&sd=true


Album de Fotos Antigas de Piraúba: https://culturapirauba.blogspot.com/2021/08/ebook-album-de-fotos-fotos-que-fazem.html

 

Bens tombados do Município de Piraúba: https://culturapirauba.blogspot.com/2021/08/bens-tombados.html

 

BNCC: Base Nacional Comum Curricular - Educ http://basenacionalcomum.mec.gov.br/abase/#fundamental/historia-no-ensino-fundamental-anos-iniciais-unidades-tematicas-objetos-de-conhecimento-e-habilidadesação é a Base (mec.gov.br)

 

Cadernos do Patrimônio: Cadernos do Patrimônio (iepha.mghttp://www.iepha.mg.gov.br/index.php/publicacoes/cadernos-do-patrimonio.gov.br)


Cadernos Temáticos 3: caderno_tematico_de_educacao_patrimonial_nr_03.pdf (iphan.gov.br)

Documentários iepha:

Documentário Registro Bem Imaterial – “Comunidade dos Arturos”https://youtu.be/kMWhYa9sdSE

Documentário “Se me der licença” - Iepha/MG e Inhotimhttps://youtu.be/GS1xB30HfTY

Documentário “Festa de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos de Chapada do Norte”https://youtu.be/XIXbotwyicE

Documentário “O quê do queijo” sobre o modo de fazer o queijo artesanal do Serrohttps://youtu.be/ms0wKmtb9ks

Documentário “Violas - O fazer e o tocar em Minas Gerais”https://youtu.be/y-4l_02DyDg

Documentário "Folias de Minas": https://youtu.be/6XNgEZ1UUt4

Documentário “Inventário Cultural de Proteção do Rio São Francisco”: https://youtu.be/XlNffC882I4

Documentário Doce Fatia de Braga: https://culturapirauba.blogspot.com/2021/09/documentario-feito-sobre-fatia-de-braga.html

 História do Município: https://culturapirauba.blogspot.com/2021/08/historico-do-municipio.html

 O que é Patrimônio Cultural: https://culturapirauba.blogspot.com/2021/08/o-que-e-patrimonio-cultural.html




BIBLIOGRAFIA

 

Blog. Secretaria municipal de educação, esporte, cultura e lazerO que é Patrimônio Cultural. Cultura Pirauba, Piraúba-MG, 11 de agosto 2021. Disponível em: https://culturapirauba.blogspot.com.

 

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.

 

Educação Patrimonial. Portal IPHAN, 2022. Disponível em: https://www.gov.br/iphan/pt-br. Acesso em: 16 de maio de 2022.

HOBSBAWM, Eric; RANGER Terence. A invenção das tradições. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1984.

Publicações. Iepha MG. 2022. Disponível em: http://www.iepha.mg.gov.br/index.php/publicacoes/cadernos-do-patrimonio. Acesso em: 16 de maio de 2022.

IPHAN. Memória Oral - Depoimento de Edgard Jacintho, nº 4. Rio de Janeiro: IPHAN, 1988.

5 Planos de aula sobre Patrimônios históricos e culturais locais. Nova Escola, 2022. Disponível em: https://novaescola.org.brAcesso em: 16 de maio de 2022.

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