PROJETO DE EDUCAÇÃO PATRIMONIAL
PROJETO DE EDUCAÇÃO PATRIMONIAL
TEMA: “CONHECER O PASSADO PARA PRESERVAR A NOSSA HISTÓRIA”.
Apresentação:
Para nós, educar é alimentar e ser alimentado. É se dá ao outro e também receber. Educar é troca. É transbordar, mas também se preencher. Ou seja: eu dou o que tenho e recebo o que você tem. A transformação é mutua. Eu serei outro. Você será outro. O que fizermos juntos será melhor e diferente.
Por isso entendemos a Educação Patrimonial como um trabalho permanente de envolvimento de todos os segmentos que compõem a comunidade, visando a preservação dos marcos e manifestações culturais, compartilhando responsabilidades e esclarecendo dúvidas, conceitos e, ao mesmo tempo, divulgando trabalhos técnicos pertinentes e seus resultados.
Este projeto propõe fazer com que a educação patrimonial seja reconhecida como um processo participativo entre escola e comunidade em uma transmissão de conhecimentos, ressaltando seus conceitos e valores promovendo uma visão crítica e ao mesmo tempo conservadora sobre o patrimônio cultural. No âmbito escolar a Educação Patrimonial parte de um princípio que é levar os sujeitos, sejam eles crianças e/ou adultos a um processo ativo de conhecimento, preservação e valorização de sua herança cultural, promovendo a geração e a produção de novos conhecimentos para sua formação cultural.
Justificativa:
O presente projeto consiste em provocar no aluno situações de aprendizado sobre o processo cultural. Através da Educação Patrimonial, o ensino e aprendizagem pode ser dinamizado e expandido, muito além do ambiente escolar, inserindo a comunidade neste processo, permitirá os alunos e a comunidade conhecer lugares, histórias, objetos, monumentos e tradições que foram ou são importantes a sua história. O patrimônio histórico e o meio ambiente em que está inserido oferecem oportunidades de provocar nos alunos sentimentos de surpresa e curiosidade, levando-os conhecer sobre o que é um bem cultural e patrimonial.
Nesse sentido podemos falar na “necessidade do passado”, para compreendermos melhor o “presente” e projetarmos o “futuro”. Portanto, a proposta da Educação Patrimonial na escola é envolver a comunidade escolar no reconhecimento e valorização dos bens culturais e das pessoas que formam o patrimônio cultural, e que estão bem ao nosso lado. No entanto, o trabalho de educação patrimonial torna- se imprescindível para a adequada proteção do patrimônio do nosso município.
OBJETIVOS:
· Promover o reconhecimento e valorização por parte dos educandos, educadores e comunidade, de seu Patrimônio Histórico e Cultural;
· Conscientizar educandos, educadores e comunidade para a necessidade de preservação do Patrimônio Histórico Cultural;
· Desenvolver ações que permitam o acesso dos educadores, educandos e comunidade aos conceitos importantes sobre Patrimônio Cultural e sua Preservação;
· Possibilitar que os educandos conheçam e reconheçam os referenciais simbólicos do patrimônio material e imaterial.
· Fortalecer o sentimento de pertencimento à cidade por meio do conhecimento da História da cidade.
· Valorizar e divulgar os bens e manifestações culturais da cidade.
Ações a serem realizadas de acordo com a série dos alunos:
- Conhecer a história do Município de Piraúba; da escola; História da Igreja Matriz;
- Conhecer um patrimônio cultural imaterial local; Identificar os registros de memória na cidade (nomes de ruas, monumentos, edifícios etc.), discutindo os critérios que explicam a escolha desses nomes. Identificar os marcos históricos do lugar em que vive e compreender seus significados.
- Identificar um patrimônio cultural local e conhecer sua história.
- Conhecer as histórias da família e da escola e identificar o papel desempenhado por diferentes sujeitos em diferentes espaços.
- Identificar mudanças e permanências nas formas de organização familiar.
- Reconhecer o significado das comemorações e festas escolares, diferenciando-as das datas festivas comemoradas no âmbito familiar ou da comunidade.
- Compilar histórias da família e/ou da comunidade registradas em diferentes fontes: relatos orais, objetos, imagens (pinturas, fotografias, vídeos), músicas, escrita, tecnologias digitais de informação e comunicação e inscrições nas paredes, ruas e espaços sociais.
- Identificar os patrimônios históricos e culturais de sua cidade ou região e discutir as razões culturais, sociais e políticas para que assim sejam considerados.
- Identificar as transformações ocorridas na cidade ao longo do tempo e discutir suas interferências nos modos de vida de seus habitantes, tomando como ponto de partida o presente.
- Analisar o papel das culturas e das religiões na composição identitária do município.
- Discutir sobre as tradições orais e a valorização da memória a noção de fonte para a transmissão de saberes, culturas e histórias.
- Comparar o uso de diferentes linguagens e tecnologias no processo de comunicação e avaliar os significados sociais, políticos e culturais atribuídos a elas.
- Inventariar os patrimônios materiais e imateriais da humanidade e analisar mudanças e permanências desses patrimônios ao longo do tempo.
Documentário Doce Fatia de Braga
Documentário Registro Bem Imaterial – “Comunidade dos Arturos”
Documentário “Se me der licença” - Iepha/MG e Inhotim
Sugestões de filmes:
Narradores de Javé:
Turma da Mônica:
Defesa do Patrimônio Cultural
Sugestões de Planos de Aula:
- Brinquedos do passado Distante (1º Ano)
- Construindo uma capsula do tempo (1º Ano)
- Explorando uma tradição local (1º Ano)
- Patrimônio Histórico – Sugestões para a Sala de Aula.
- O patrimônio cultural da minha gente.
- O patrimônio cultural do Brasil.
- Patrimônio Natural.
- Patrimônio Histórico e a nossa História.
- Plano de aula: A escolha de um Patrimônio Cultural.
- Patrimônio cultural: um pouco da história da nossa cidade.
- 5 Planos de aula sobre Patrimônios históricos e culturais locais. Nova Escola
Link do projeto para imprimir: https://docs.google.com/document/d/17na55OjwQpID8zesAKFCCk5Sq9mLGoLl/edit?usp=sharing&ouid=105779955938369733634&rtpof=true&sd=true
Album de Fotos Antigas de Piraúba: https://culturapirauba.blogspot.com/2021/08/ebook-album-de-fotos-fotos-que-fazem.html
Bens tombados do Município de Piraúba: https://culturapirauba.blogspot.com/2021/08/bens-tombados.html
Cadernos do Patrimônio: Cadernos do Patrimônio (iepha.mghttp://www.iepha.mg.gov.br/index.php/publicacoes/cadernos-do-patrimonio.gov.br)
Cadernos Temáticos 3: caderno_tematico_de_educacao_patrimonial_nr_03.pdf (iphan.gov.br)
Documentários iepha:
Documentário Registro Bem Imaterial – “Comunidade dos Arturos”: https://youtu.be/kMWhYa9sdSE
Documentário “Se me der licença” - Iepha/MG e Inhotim: https://youtu.be/GS1xB30HfTY
Documentário “Festa de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos de Chapada do Norte”: https://youtu.be/XIXbotwyicE
Documentário “O quê do queijo” sobre o modo de fazer o queijo artesanal do Serro: https://youtu.be/ms0wKmtb9ks
Documentário “Violas - O fazer e o tocar em Minas Gerais”: https://youtu.be/y-4l_02DyDg
Documentário "Folias de Minas": https://youtu.be/6XNgEZ1UUt4
Documentário “Inventário Cultural de Proteção do Rio São Francisco”: https://youtu.be/XlNffC882I4
Documentário Doce Fatia de Braga: https://culturapirauba.blogspot.com/2021/09/documentario-feito-sobre-fatia-de-braga.html
BIBLIOGRAFIA
Blog. Secretaria municipal de educação, esporte, cultura e lazer. O que é Patrimônio Cultural. Cultura Pirauba, Piraúba-MG, 11 de agosto 2021. Disponível em: https://culturapirauba.blogspot.com.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
Educação Patrimonial. Portal IPHAN, 2022. Disponível em: https://www.gov.br/iphan/pt-br. Acesso em: 16 de maio de 2022.
HOBSBAWM, Eric; RANGER Terence. A invenção das tradições. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1984.
Publicações. Iepha MG. 2022. Disponível em: http://www.iepha.mg.gov.br/index.php/publicacoes/cadernos-do-patrimonio. Acesso em: 16 de maio de 2022.
IPHAN. Memória Oral - Depoimento de Edgard Jacintho, nº 4. Rio de Janeiro: IPHAN, 1988.
5 Planos de aula sobre Patrimônios históricos e culturais locais. Nova Escola, 2022. Disponível em: https://novaescola.org.br. Acesso em: 16 de maio de 2022.
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