eBook Livro de Receitas: Sabores e Cores da Culinária Piraubana
O projeto “Bens Patrimoniais de Piraúba V, Sabores e Cores da Culinária Piraubana”, visou resgatar , valorizar, repassar e registrar a culinária piraubana que é pura tradição. A culinária é a arte de cozinhar, ou seja, confeccionar alimentos e foi evoluindo ao longo da história dos povos para tornar-se parte da cultura de cada um. A culinária está invariávelmente associada á cozinha, pois este é o local ideal para os alquimistas do sabor prepararem os deliciosos pratos que nos encantam. Os métodos de culinária variam de região para região, não só os ingredientes, como também as técnicas culinárias e os próprios utensílios.
Desta forma, vale ressaltar que de geração em geração, na cozinha, através de mágicas receitas que a vida piraubana se transmite e revela suas variadas influências africanas, européias e indígenas.
A culinária piraubana encanta devido aos pratos ricos em sabor e cheios de histórias próprias. A preparação de “pratos”, em ambientes modestos e com pouco recurso, termina por despertar um espírito criativo nas misturas dos ingredientes, nos seus temperos, dando lugar assim a uma típica comida muito rica e variada.
A forma de cozinhar em Piraúba é toda baseada nos produtos de fundo de quintal, por exemplo: o porco, a galinha, o leite, o quiabo, a couve, o mamão, a goiaba, entre outros. Por isso, a culinária é simples, no entanto, de um sabor inigualável e marcante. Está intimamente ligada à cultura do povo que a iniciou, através das cozinheiras das fazendas locais.
Somos seduzidos pelos aromas e cores das receitas tradicionais de nossa cidade, e eles nunca saem da memória de quem já sentiu a cálida presença no olfato de uma geléia, de um licor, de uma Fatia de Braga, de um doce de mamão feito no tacho de cobre, da broa que doura no forno de fogão a lenha, do queijo, do café que acaba de ser coado, do lombinho crepitando no forno, de um torresmo saltando em pururuca numa velha travessa de ferro, da lingüiça que toma forma em seu principal tempero e onde as panelas agüentam horas sobre o calor para que as carnes se impregnem de sabores e liberam os aromas que calam na memória de alguém que vive ou já viveu em Piraúba.
Para baixar o livro Clique aqui
Comentários
Postar um comentário